O fogo é dividido em classes. O objetivo é classificar o tipo de fogo para possibilitar a identificação do melhor agente de extinção. Além disso, deve-se ter em mente que incêndio é fogo sem controle e qualquer incêndio começa com um pequeno foco de fogo e é esse foco de fogo, que podemos combater com os agentes extintores.
Classes de fogo
-
- Fogo Classe A
Acontece em matérias que queimam em sua superfície e também em seu interior e deixam resíduo. São materiais sólidos comuns como madeira, papel, papelão, plásticos, etc. O melhor agente extintor para combater esse tipo de fogo é a água. Extintores para esse tipo de fogo vem em uma garrafa pressurizada com 10 litros de água. Pode-se usar também extintores classe B.
-
- Fogo Classe B
Acontece em líquidos combustíveis. Esses materiais só queimam em sua superfície e após o consumo pelo fogo, não deixam resíduos. Esse tipo de fogo não deve ser combatido com água porque o calor da chama pode vaporizar a água, aumentando o volume do material em chamas e o incêndio. O melhor agente extintor para esse tipo de fogo é o pó químico seco – PQS -que em contato com o fogo, produz gases que extinguem o fogo por abafamento. Pode-se usar também o extintor de espuma química, que funciona com o mesmo princípio do PQS ou o extintor de CO2 que remove o O2 e extingue o fogo.
-
- Fogo Classe C
Acontece em equipamentos elétricos energizados. Como a água conduz energia elétrica, o jato de água pode causar choque elétrico na pessoa que estiver combatendo o incêndio. Se for possível desligar a energia elétrica, pode-se usar água para combater o incêndio porque nesse caso o fogo passa a ser classificado como Fogo Classe A. O melhor agente extintor para esse tipo de fogo é o CO2 que remove o O2 ou o PQS.
-
- Fogo Classe D
Acontece em matérias que por sua natureza queimam espontaneamente em contato com o ar como magnésio, alumínio, titânio, etc. É um caso especial de fogo, pouco comum para situações de nosso cotidiano. O agente extintor para esses materiais é um extintor com pó químico especialmente desenvolvido para esses casos.
-
- Fogo Classe K
Acontece em óleos e gorduras de cozinhas. A letra “K” vem de kitchen (cozinha) em inglês. Trata-se de uma condição recorrente em cozinhas industriais onde o acúmulo de gordura em coifas pode provocar incêndios. Fogo dessa classe deve ser tratado com agente específico que saponifica a gordura em chamas, formando uma espuma densa que extingue o fogo. Pode-se ainda utilizar CO2 como agente extintor desde que garantidas as condições de confinamento do gás dentro da coifa.
Extintores de Incêndio e as classes de fogo
Forma correta de se utilizar o extintor de incêndio

A Eqplan executa:
-
- Projetos de Prevenção Contra Incêndio
-
- Tramita documentação junto ao Corpo de Bombeiros para emissão do AVCB
-
- Promove treinamentos de equipes internas.
Conte com a Eqplan para regularizar seu imóvel. Faça um orçamento sem compromisso.
Chame a Eqplan que podemos fazer um orçamento sem compromisso!
Gostou do nosso post?
Precisa fazer a manutenção, reparo ou inspeção?
É só ligar.