Temos vistos inúmeras tragédias ocorridas no Brasil, que poderiam ter sido evitadas, se a autovistoria retratasse fielmente as condições das edificações.
Sacadas de prédio desabam em Balneário Camboriú - SC
O que diz o Laudo?
Ainda segundo a reportagem, o laudo de vistoria que naquela cidade é exigido a cada 3 anos, de acordo com a Lei Municipal nº 2805 de 12/03/2008, demonstrou não haver qualquer tipo de avaria nas marquises.
Com base nessas informações, seria leviano acusar o profissional que fez o laudo de vistoria de não ter apontado o problema.
Até porque a falha também pode ter se originado em vícios de construção, por exemplo com armadura insuficiente ou inadequada daquela estrutura, ou ainda, concreto mal dosado e com pouca resistência que deram causa a ruptura do elemento estrutural, mas certamente uma pesquisa mais aprofundada vai definir a real causa do ocorrido. De qualquer forma, essa ocorrência serve de alerta para profissionais que elaboram Laudos de Auto Vitoria “pró-forma”, com o objetivo único de cumprir a legislação e é claro com a conivência de síndicos e administradores que aceitam esse tipo de vistoria, apenas para se livrar de uma possibilidade de multa por parte do órgão fiscalizador.
Leis e normas como base para a autovistoria
A autovistoria é uma iniciativa muito válida, quando levada a serio por parte dos profissionais e dos demandantes desse tipo de serviço, visto que ajuda a prevenir edificações contra esse tipo de incidente que põe em risco a vida dos moradores e de terceiros transeuntes pelas vias no entorno da edificação
Prevenir sempre é a melhor atitude a ser tomada, então manter a manutenção preventiva e preditiva em dia é sempre a melhor opção.
Chame a Eqplan que podemos fazer um orçamento sem compromisso!
Gostou do nosso post?
Precisando fazer a autovistoria? Ou uma manutenção?
É só ligar.